A
Secretaria Municipal de Assistência Social por meio das suas unidades do CRAS
Terra do Sol e Velho Chico, estarão viabilizando
a partir do mês de maio a confecção das Carteiras
de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - (Ciptea).
A
disponibilização e confecção do documento é uma das prioridades da Secretaria
de Assistência Social e conta com o empenho da Primeira-Dama e Secretária de
Assistência Social Soraya Dantas. A ação é alusiva a campanha mundial Abril
Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, (ONU), como uma forma de
conscientizar as pessoas sobre o autismo.
O
documento contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do
Espectro Autista, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu
representante legal e/ou cuidador para trazer mais segurança e autonomia para
os beneficiários do serviço.
“Precisamos
garantir o pronto atendimento, não somente aqueles que trazem consigo o Transtorno
do Espectro Autista, mas também aos seus cuidadores. A carteira de
identificação da pessoa com autismo será um instrumento importantíssimo para
garantir as prioridades e atenção integral no acesso aos serviços das
iniciativas pública e privada, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência
social”. Afirmou Soraya.
Endereços
dos CRAS
-
Cras Velho Chico- Rua Coronel Manoel Antônio Machado, 165 - Centro;
-
Cras Terra do Sol - Alto Paraíso.
Documentos
necessários:
- RG e CPF dos pais do usuário;
-
RG e CPF do usuário;
- Comprovante
de Residência;
- Certidão
de nascimento do usuário;
- Duas
fotos 3x4;
- Relatório
Médico ou Atestado Médico (contendo o CID) que identifique o Transtorno do
Espectro Autista;
- Encaminhamento
da instituição ao qual encontra-se vinculado(havendo vínculo);
- Termo
de Responsabilidade assinado na Semas pelo responsável do usuário (não estando
vinculado a nenhuma instituição);
- Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário.