Escolas da Rede Municipal de Ensino promovem festas juninas para manter a tradição e fazer com que as crianças e suas respectivas famílias possam ter memórias afetivas deste período de quarentena.
Tendo em vista o potencial de aprendizado que já está sendo desenvolvido nas unidades municipais de ensino, elas se organizam para manter um contexto de isolamento social e, ao mesmo tempo, resgatar o vínculo entre a comunidade escolar na educação das crianças.
Quadrilhas, comidas típicas de milho, roupas caipiras, gincana cultural são recursos utilizados pelos professores na prática pedagógica das atividades remotas que relacionam manifestações culturais e componentes curriculares. Estes conteúdos estão sendo trabalhados durante as aulas não presenciais, para compor o planejamento escolar.
“Os professores podem oferecer possibilidades diversas. Claro que as iniciativas vão variar de acordo com as condições de cada escola, mas é importante trabalhar contextualizando a prática e a teoria na aprendizagem dos alunos”, comenta o secretário de Educação, José Antônio Vieira Santos.
“O desenvolvimento de um plano de aulas remoto é o momento ideal para colocarmos em prática novas ideias e fomentar as aprendizagens ativas. Vale ressaltar que, com criatividade, podemos enxergar grandes oportunidade, principalmente em momentos de desafios”, disse a coordenadora Pedagógica, Maria Betânia.
Os professores têm demonstrado grande compromisso, criatividade e articulação para o planejamento das aulas remotas, buscando alternativas e estratégias de ensino para manter seus alunos engajados e que tenham uma aprendizagem qualitativa.
Fotos: SMECETUR/Cortesia
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