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A prefeitura municipal de Pão de Açúcar, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, apoiou a criação e regularização documental da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pão de Açúcar (ASCAMPA).
A assembleia geral de fundação aconteceu na última terça-feira, (18), na sede da Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do povoado Meirus. Após a deliberação sobre a fundação da associação, foi aprovado o Estatuto Social seguido da eleição e posse da Diretoria e Conselho Fiscal da nova associação, que nasce com o compromisso de promover a sustentabilidade e fortalecer a economia local.
Este é um marco histórico para o município, representando um avanço significativo nas políticas ambientais. A ASCAMPA já conta com 16 membros dedicados à coleta seletiva, garantindo o destino correto para parte dos resíduos sólidos gerados na cidade e povoados. Além de reduzir os impactos ambientais, a iniciativa gera renda para diversas famílias, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável.
A criação da ASCAMPA reforça a importância da participação comunitária na construção de um município mais limpo, consciente e sustentável, e o compromisso da gestão municipal sempre fortalecendo o cooperativismo e associativismo do local. Esta ação é apenas o começo de uma grande transformação ambiental e social para Pão de Açúcar.