Mutirão de oficinas e consultorias culturais mobiliza Pão de Açúcar para inscrições nos editais da PNAB

Foto

Entre os dias 14 a 16 e 19 a 21 de março, o município de Pão de Açúcar-AL recebe ação do Programa Agente Territorial de Cultura. Serão seis dias de oficinas e consultorias gratuitas voltadas à capacitação e acompanhamento de fazedores de cultura para inscrição nos editais do Ciclo 1 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), lançados pela Secretaria Municipal de Cultura e abertos de 7 a 21 de março.

As atividades acontecem em dois polos: primeiro na Ilha do Ferro e, em seguida, no centro da cidade, buscando alcançar diferentes territórios culturais do município. A ação é orquestrada pelo Ministério da Cultura e recebe o apoio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e do Comitê Estadual de Cultura.

Agentes Territoriais de diferentes regiões chegarão ao município sertanejo ribeirinho ao São Francisco, em uma força-tarefa para garantir a participação nos editais, especialmente daqueles fazedores de cultura que antes nunca acessaram leis de incentivo à cultura.

Fazedoras e fazedores de cultura de Pão de Açúcar estão convidados a participar e escolher o polo mais próximo para garantir sua vaga e ser acompanhado nas inscrições dos editais da PNAB. Seja na Ilha do Ferro ou na sede do município, a ação é uma oportunidade única de orientação gratuita, troca de experiências e fortalecimento das iniciativas culturais locais.

A escolha da Ilha do Ferro como um dos polos da ação se dá por sua importância no cenário cultural brasileiro. Reconhecida nacionalmente por sua intensa produção artística, a comunidade é considerada um dos territórios com maior número de artistas e artesãos por metro quadrado no país. Realizar parte das atividades neste espaço é reconhecer sua potência na vida cultural do município e garantir que seus criadores tenham acesso aos mecanismos de fomento disponíveis.









Compartilhe: