Segundo a coordenadora da Vigilância em Sanitária Municipal, Solige Oliveira, todas as medidas vêm sendo tomadas dentro do município, com base nos decretos municipal e estadual, porém, é preciso que a população também faça sua parte.
"Estamos percorrendo toda a cidade fazendo as fiscalizações sanitárias, solicitando que todos os estabelecimentos que não podem funcionar permaneçam fechados, sendo liberadas as vendas on-line. Também estamos fazendo orientações educativas nos estabelecimentos que devem funcionar, como supermercados e drogarias", disse Solige.
A coordenadora destacou, ainda, que é muito importante e obrigatório o uso da máscara de proteção, bem como, sempre lavar as mãos e utilizar o álcool em gel. "O prefeito Clayton Farias não tem medido esforços para adotar medidas que venham ajudar a população. Precisamos que cada um faça sua parte para combater esse vírus perigoso, que tem matado milhares de pessoas", concluiu a coordenadora Solige Oliveira.
COVEIROS FORAM TREINADOS E RECEBERAM EPI
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Pão de Açúcar realizou na tarde da última quarta feira (10), através do setor de Vigilância Sanitária, orientações para os coveiros sobre o protocolo de recomendações de como deve ser o manejo de corpos no contexto da Covid-19.
Os profissionais receberam os equipamentos de proteção individual (EPI) e as orientações necessários para a realização destas atividades e, neste encontro, a equipe reforçou as recomendações de como deve ser realizado o sepultamento, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. As orientações foram dadas pela coordenadora municipal da Vigilância Sanitária, Solige Oliveira .
PROFISSIONAIS DA LIMPEZA TAMBÉM ESTÃO NA LINHA DE FRENTE NA LUTA CONTRA A COVID-19
E a luta contra esse inimigo invisível, que já matou mais de 4 mil brasileiros, coloca na linha de frente não só os profissionais da saúde, mas, também , uma categoria que, muitas vezes, não recebe o devido destaque no Brasil. Quem cuida dos processos de higienização nunca foi tão essencial para garantir a segurança de todos.
A capacitação realizada pela Vigilância Sanitária, com a técnica em enfermagem Maria Jocélia, teve como conteúdos focados, principalmente, no uso consciente e racional dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e demais materiais, além dos protocolos sanitários emitidos pela ANVISA.
"Orientamos, principalmente, sobre as vezes de higienizações e os cuidados de se paramentar corretamente com os EPI's padronizados. Os insumos e as formas como elas são feitas ainda são os mesmos. Aos que entram e aos que saem do hospital para o trabalho, há orientações de higienização que são focadas, especialmente, em não trazer a contaminação de fora para dentro", avalia a coordenadora da Vigilância Sanitária.
Fotos: VS/Cortesia